Escutamos muito por aí as referências como vintage e retrô, mas nem sempre elas estão empregadas da forma correta, alguns os entendem como sinônimos, certo, esse é um erro comum, a grande maioria pensa dessa maneira, que vintage e retrô tem o mesmo significado e que ambos apontam uma coisa antiga, pois bem, vamos esclarecer.

 

Vintage:

  1. [Enologia] Ano de boa colheita vinícola. Adjetivo de dois gêneros e dois números e substantivo masculino
  2. [Enologia] Diz-se de ou vinho fino de uma só colheita, produzido em ano de reconhecida qualidade, com características organolépticas excepcionais, retinto e encorpado, de aroma e paladar muito finos e reconhecido como tal pelo Instituto de Vinho do Porto. Adjetivo de dois gêneros e de dois números
  3. Diz-se de produto antigo, mas de excelente qualidade (ex.: mobiliário vintage, sapatos vintage).

LOGO, sabe quando você encontra uma máquina de escrever que era da sua avó, uma peça que faz parte de outra época e se mantém suas características e referencias conservadas, e resolve voltar a usá-la? Isso é vintage.

Retrô:

Retrô significa “para trás”, resumindo, é uma releitura do passado, uma retrospectiva daquilo que já foi visto. É um produto ou peça lançada atualmente com aparência antiga, uma releitura perfeita de estilo passado. Determinado objeto é considerado retrô quando se inspira no design ou funcionamento de estilos velhos e desatualizados, normalmente que pertenceram entre as décadas de 1920 e 1960.

 LOGO, é como algo que está sendo relançado, é uma peça nova com o estilo e modelagem remetendo ao passado, uma releitura.

VINTAGE E RETRÔ NA DECORAÇÃO

Percebemos então que vintage e retrô tem significados diferentes, resumindo, vintage é um produto tradicional e retrô é algo novo com aspecto antigo.

Na arquitetura existe a liberdade, tendências novas surgem e podem ser aplicadas juntamente com estilos mais contemporâneos. Os estilos vintage e retrô abrangem frequentemente o universo da arquitetura e do design. As peças vintage são geralmente de alto valor por serem originais da época, podem ser encontradas mais facilmente em antiquários ou lojas do gênero, raramente são peças novas. Quando se tem a decoração retrô, tem-se peças inspiradas nas décadas de 70 e 80. Este estilo é uma releitura de décadas anteriores. Normalmente o retrô é mais caro, no entanto é mais acessível que o vintage por ser fabricado pela indústria atual.